No dia 12 de julho, participei da Meia aqui em Salvador, duas semanas após a Maratona do Rio, o bom de tudo, que nem precisei treinar, vinha da minha semana de regeneração. E mais uma vez, corri com a galera da academia, treinados pelo Eder Martins. Não poderia perder o belíssimo percurso, seguindo pela orla do Farol da Barra até a Costa azul e voltar, eu que amo praia, correr do lado do mar é tudo de bom, e este trajeto apesar de não ser bom para tomar banho, é lindo demais.
Além de mim, estava o Eder, Junior, Rogério Bala, Luciano, Soraia, correndo a meia, mais alguns amigos participando dos 10km.
Prova excelente, acima das expectativas, sendo que o ano passado, que não participei, falaram muito mal dela, inclusive de dividir as ruas com veículos e "chips" de papel!! Eca..!! Porém neste ano foi diferente, preço baixo, R$35,00, principalmente pela qualidade, agua abundante, vários sanitários químicos, ruas totalmente fechadas, chip "eletronico", tendas de massagem, bela medalha metálica, e começou no horário.
Minhas expectativas quanto ao desempenho, era bater meu recorde oficial em Meias, que até então não tinha feito abaixo de 2h00, claro que pra muitos é fácil, entretanto para este pangaré aqui, lerdo e teimoso como poucos, era um marca a ser "caçada".
As 8:00 se dá aquela arrancada, todo aquele nervoso de inicio de prova, batimento cardíaco subiu na hora, já achando que não ia dar, nem dei meus primeiros passo e já me senti cansado, claro, vinha de duas Maratonas em menos de um mês.
Pra variar, vejo meus 4 amigos dispararem, olho pro meu GPS e vejo que estão á uns 15km/h, freei na hora, tinha uma estratégia, e não podia abandona-la, mesmo uma meia, são quase 2 horas de corrida, não uma prova de 5km, sabia por experiência que ia custar caro pra eles.
Só os vejo sumindo, até perde-los de vista na subida do Cristo, no Farol da Barra!!
E vou mantendo meu ritmo, confortavelmente, a uns 5:30 min/km, e assim foi a prova toda, hora subia um pouco, mas na maioria das vezes que olhava, estava abaixo de 5:20´/km, suficiente para fazer abaixo das 2h00 horas.
No 8km encontro a Soraia, o feminino havia saído mais cedo, converso um pouco com ele e vou embora, já perto do retorno na Costa Azul, vejo alguns amigos voltando e ao fazer o retorno nos 10km, verifico meu tempo, 53 minutos, ótimo para uma Meia, a 200 metro visualizo o Roger, acelero alcanço, cumprimento e vou embora, ainda tentou me acompanhar mas não conseguiu. Pagando o preço pela saída rápida, e já tinha ultrapassado o Luciano no começo, mas no meio da multidão nem percebi.
Já na Ondina visualizo o Eder, a uns 400 metros, faltando ainda uns 3 km para o final, e acelero, na descida da Barra, o alcanço, cumprimento e deixo pra trás e começo a acelerar, fazendo cada km final a menos de 5´por km!!
Impressionante, mas consegui manter meu target, minha média foi de 5:20´/km, cada 5km fiz em 26´e poucos, sendo que os últimos 6km foram os mais velozes.
Já na reta final acelero, cruzo a 1h53, acelerando, atingindo na reta final 18,7km/h, e chego inteiro batendo meu recorde.
Ah, faltaram 17 segundos para alcançar o Junior,mais 300 metros de prova e já era..he he he
Uma competiçaozinha sadia, só faz bem, e fica sempre a lição, vc tem de ter uma estratégia e se manter nela, não adianta ser cavalo paraguaio!!